De modo geral, um projeto é um empenho temporário (possuem um começo e um fim bem definidos) desenvolvido para criar um produto ou serviço único como resultado. Único, pois o produto ou serviço produzido é de alguma forma, diferente de todos os outros produtos ou serviços semelhantes. Portanto, na sua definição clássica, um conjunto de trabalhos repetitivos não é considerado como sendo um projeto.
Sempre que pensamos sobre a organização de nossas atividades e ações no futuro, estamos estruturando um processo que é conhecido por planejamento. O planejamento é essencial para que alcancemos nossos objetivos. Através dele temos as indicações sobre “o que” fazer, com “quem”, “quando”, “onde”, ”como”, “de que maneira” e “por que”.
Na educação, um projeto nasce de curiosidades que interessam a um grupo de estudantes que necessitam de informações diversificadas. Para atendê-las, e em função da sua abrangência e quantidade de dados que geram, levam os estudantes a estabelecer relações entre informações de diferentes áreas, favorecendo a interdisciplinaridade. Assim, quando o estudante é desafiado a questionar, quando ele se perturba e necessita pensar, quando a ele damos condições para formular as perguntas que emergem do seu interesse, ele começa a desenvolver a competência para formular e equacionar um problema. Nesse sentido entra o papel do professor, propondo desafios para seus alunos e orientando-os nessa caminhada. Por exemplo: se o aluno se propõe a resolver uma situação-problema, como por exemplo sobre 'O aproveitamento do lixo', ele precisará tomar uma série de decisões. Para ajudá-lo na tomada dessas decisões pode levar o aluno a refletir e organizar as suas idéias através do planejamento de um projeto.
A concepção de projeto didático surge a partir das idéias de John Dewey, nos Estados Unidos, no início do século XX, e foi desenvolvida por Kilpatrick, discípulo de Dewey.
Como as tarefas a serem executadas nas diferentes etapas do projeto são decididas voluntariamente pelo grupo, esse método torna a aprendizagem extremamente significativa e motivada, pois busca atender a uma necessidade assumida pelo grupo. Nesse trabalho, a atividade dos alunos é priorizada, uma vez que os mesmos buscam informações , discutem, levantam dados, selecionam elementos relevantes, pensam alternativas e tomam decisões.
É importante salientar que a metodologia de projetos é, segundo nosso entendimento, o recurso privilegiado para a concretização da interdisciplinaridade. Isto porque, para a resolução de uma situação-problema, os conteúdos das diferentes disciplinas do currículo só contribuem na estrita medida em que podem colaborar para a solução buscada. Dessa forma, a integração, a articulação entre as disciplinas não é forçada nem artificial. Existe uma vinculação natural entre as diversas disciplinas, cujos conteúdos ou itens entrelaçam-se de modo global.
Outro aspecto que precisa ser salientado é que o projeto de aprendizagem promove não apenas o desenvolvimento da área cognitiva, mas contribui fortemente para o incremento de habilidades tais como a capacidade de julgar, fazer escolhas e justificá-las, tomar decisões, enfim, desenvolve a autonomia intelectual e o aprender a aprender. Ainda permite a emergência de atitudes de respeito ao outro, a colaboração, a valorização do diferente, a cooperação, a solidariedade, a responsabilidade, entre outras.
De acordo com nosso entendimento, um projeto de aprendizagem se desenvolve através das seguintes etapas:
1) Definição do Tema
O que se quer conhecer?
2) Análise da situação
O que eu já sei? O que preciso saber?
Quais as soluções encontradas em outras situações que possam me ajudar?
3) Definição das metas e objetivos
O que é mais importante no assunto?
Como eu gostaria que a situação se resolvesse? (embora eu tenha claro o que eu quero, me proponho a fazer as alterações necessárias no decorrer do caminho).
Quais são as conseqüências de minhas opções? (meu projeto é tão complexo que fica difícil de executá-lo ou tão simples que não é atrativo,...)
O que devo fazer para atingir as metas propostas?
4) listagem de ações a serem executadas
Determinar quais as prioridades;
Definir tarefas e responsabilidades.
5) Avaliação
Avaliação de Processo, rever decisões ao longo do processo como:
Estou me aproximando de minhas metas?
O resultado que estou atingindo exige alguma reorganização e reformulação?
Avaliação Final
Como foi a minha partilha nas atividades desenvolvidas? (cognitivas e atitudinais)
Fui fiel ao projeto, atingi as metas e os objetivos previstos, revi minhas decisões, fiz as alterações necessárias?
O que aprendi através desse projeto (conhecimento social, cognitivo, atitudinal e resolução de problemas)
Quais foram as maiores dificuldades e como fiz para superá-las?
6) Culminância do Projeto
Socialização do conhecimento à Comunidade, considerando sua significância individual e social
Finalmente: muito se ouve falar sobre ensinar/aprender por meio de projetos. Será que todos estão falando da mesma coisa? Convidamos vocês a buscarem leitura de apoio nos seguintes links:
Projeto? O que é? Como se faz?
Fagundes, Léa da Cruz - Co-Autoras Luciane Sayuri Sato/ Débora Laurino Maçada
http://geocities.yahoo.com.br/confrajolas/Oqueprojeto.htm
Projeto: uma nova cultura de aprendizagem
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/educ30.htm
Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas
Eliane Schlemmer
http://gemini.ricesu.com.br/colabora/n2/artigos/n_2/id02f.htm
Cardápio de Projetos
Salto para o Futuro
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/cp/
Problematizar a própria realidade: análise de uma experiência de formação contínua - Maria Angélica do Carmo Zanotto e Tânia Maria Santana De Rose - Universidade de São CarlosApós estudar o material de apoio, procure interagir no fórum a ser divulgado posteriormente através da coordenação e monitorado pela aluna do Curso de Licenciatura em Computação Juliana Bohn.
Um comentário:
Pessoal,
o endereço www.chapeco.sc.gov.br/ci/jogos
mudou para
www.atividadeseducativas.com.br
Postar um comentário