segunda-feira, 4 de junho de 2007

Trabalho Por Projetos


De m
odo geral, um projeto é um empenho temporário (possuem um começo e um fim bem definidos) desenvolvido para criar um produto ou serviço único como resultado. Único, pois o produto ou serviço produzido é de alguma forma, diferente de todos os outros produtos ou serviços semelhantes. Portanto, na sua definição clássica, um conjunto de trabalhos repetitivos não é considerado como sendo um projeto.

Se pensarmos em um projeto de vida, como construir uma casa, por exemplo, o que será necessário? Antes de mais cada, de um profissional que venha realizar o projeto de acordo com os desejos de seus clientes. A partir daí ele terá condições de viabilizar material e o número de trabalhadores que serão contratados para construir a obra em determinado período de tempo. Desta maneira, quando a obra for iniciada, os trabalhadores terão um plano, um projeto para seguir. Caso não houvesse esse planejamento prévio, provavelmente os trabalhadores não saberiam como prosseguir, pois não entenderia o que a pessoa que encomendou a casa quer, muito menos haveria os recursos necessários para a construção da casa.

Sempre qu
e pensamos sobre a organização de nossas atividades e ações no futuro, estamos estruturando um processo que é conhecido por planejamento. O planejamento é essencial para que alcancemos nossos objetivos. Através dele temos as indicações sobre “o que” fazer, com “quem”, “quando”, “onde”, ”como”, “de que maneira” e “por que”.

Na educação, um projeto nasce de curiosidades que interessam a um grupo de estudantes que necessitam de informações diversificadas. Para at
endê-las, e em função da sua abrangência e quantidade de dados que geram, levam os estudantes a estabelecer relações entre informações de diferentes áreas, favorecendo a interdisciplinaridade. Assim, quando o estudante é desafiado a questionar, quando ele se perturba e necessita pensar, quando a ele damos condições para formular as perguntas que emergem do seu interesse, ele começa a desenvolver a competência para formular e equacionar um problema. Nesse sentido entra o papel do professor, propondo desafios para seus alunos e orientando-os nessa caminhada. Por exemplo: se o aluno se propõe a resolver uma situação-problema, como por exemplo sobre 'O aproveitamento do lixo', ele precisará tomar uma série de decisões. Para ajudá-lo na tomada dessas decisões pode levar o aluno a refletir e organizar as suas idéias através do planejamento de um projeto.

A concepção de projeto didático surge a partir das idéias de John Dewey, nos Estados Unidos, no início do século XX, e foi desenvolvida por Kilpatrick, discípulo de Dewey.

Os projetos didáticos, também denominados projetos de aprendizagem, caracteriza-se por partir de um problema real que deve ser resolvido ou de temas que interessam a um grupo de alunos e por ter como resultado final um produto real palpável. O projeto, visando à solução de uma situação-problema ou o atendimento aos interesses de um grupo de alunos exige a elaboração de um plano de trabalho participativo em que sejam definidas por todos os envolvidos as etapas e as tarefas a serem realizadas para chegar ao resultado final desejado. A partir do problema o grupo estabelece objetivo(s), propõe ações a serem executadas (após analisar e selecionar as mais viáveis) e passa à execução do plano de trabalho.

Como as tarefas a serem executadas nas diferentes etapas do projeto são decididas voluntariamente pelo grupo, esse método torna a aprendizagem extremamente significativa e motivada, pois busca atender a uma necessidade assumida pelo grupo. Nesse trabalho, a atividade dos alunos é priorizada, uma vez que os mesmos buscam informações , discutem, levantam dados, selecionam elementos relevantes, pensam alternativas e tomam decisões.

É importante salientar que a metodologia de projetos é, segundo nosso entendimento, o recurso privilegiado para a concretização da interdisciplinaridade. Isto porque, para a resolução de uma situação-problema, os conteúdos das diferentes disciplinas do currículo só contribuem na estrita medida
em que podem colaborar para a solução buscada. Dessa forma, a integração, a articulação entre as disciplinas não é forçada nem artificial. Existe uma vinculação natural entre as diversas disciplinas, cujos conteúdos ou itens entrelaçam-se de modo global.

Outro aspecto que precisa ser salientado é que o projeto de aprendizagem promove não apenas o desenvolvimento da área cognitiva, mas contribui fortemente para o incremento de habilidades tais como a capacidade de julgar, fazer escolhas e justificá-las, tomar decisões, enfim, desenvolve a autonomia intelectual e o aprender a aprender. Ainda permite a emergência de atitudes de respeito ao outro, a colaboração, a valorização do diferente, a cooperação, a solidariedade, a responsabilidade, entre outras.


De acordo com nosso entendimento, um projeto de aprendizagem se desenvolve através das seguintes etapas:


1) Definição do Tema

O que se quer conhecer?


2) Análise da situação

O que eu já sei? O que preciso saber?

Quais as soluções encontradas em outras situações que possam me ajudar?


3) Definição das metas e objetivos

O que é mais importante no assunto?

Como eu gostaria que a situação se resolvesse? (embora eu tenha claro o que eu quero, me proponho a fazer as alterações necessárias no decorrer do caminho).

Quais são as conseqüências de minhas opções? (meu projeto é tão complexo que fica difícil de executá-lo ou tão simples que não é atrativo,...)

O que devo fazer para atingir as metas propostas?


4) listagem de ações a serem executadas

Determinar quais as prioridades;

Definir tarefas e responsabilidades.


5) Avaliação

Avaliação de Processo, rever decisões ao longo do processo como:

Estou me aproximando de minhas metas?

O resultado que estou atingindo exige alguma reorganização e reformulação?


Avaliação Final

Como foi a minha partilha nas atividades desenvolvidas? (cognitivas e atitudinais)

Fui fiel ao projeto, atingi as metas e os objetivos previstos, revi minhas decisões, fiz as alterações necessárias?

O que aprendi através desse projeto (conhecimento social, cognitivo, atitudinal e resolução de problemas)

Quais foram as maiores dificuldades e como fiz para superá-las?


6) Culminância do Projeto

Socialização do conhecimento à Comunidade, considerando sua significância individual e social

Finalmente: muito se ouve falar sobre ensinar/aprender por meio de projetos. Será que todos estão falando da mesma coisa? Convidamos vocês a buscarem leitura de apoio nos seguintes links:


Projeto? O que é? Como se faz?

Fagundes, Léa da Cruz - Co-Autoras Luciane Sayuri Sato/ Débora Laurino Maçada

http://geocities.yahoo.com.br/confrajolas/Oqueprojeto.htm


Projeto: uma nova cultura de aprendizagem

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/educ30.htm


Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas

Eliane Schlemmer

http://gemini.ricesu.com.br/colabora/n2/artigos/n_2/id02f.htm


Cardápio de Projetos

Salto para o Futuro

http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/cp/

Problematizar a própria realidade: análise de uma experiência de formação contínua - Maria Angélica do Carmo Zanotto e Tânia Maria Santana De Rose - Universidade de São Carlos


Após estudar o material de apoio, procure interagir no fórum a ser divulgado posteriormente através da coordenação e monitorado pela aluna do Curso de Licenciatura em Computação Juliana Bohn.


Um comentário:

NeriSantos disse...

Pessoal,
o endereço www.chapeco.sc.gov.br/ci/jogos

mudou para

www.atividadeseducativas.com.br